Paralisação Temporária de Atividades e o dever de comunicação ao órgão ambiental responsável pelo licenciamento ambiental (COVID-19)

Nas últimas semanas, a população mundial tem vivenciado períodos de isolamento e quarentena devido ao surgimento da doença pandêmica COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Diante disso, por motivos de segurança e saúde pública, diversos empreendimentos tiveram de considerar a perspectiva de paralisação temporária de suas atividades.

Nesse sentido, segundo o Decreto nº 47.383, de 2 de março de 2018, em seu art. 38, os empreendimentos que tiverem a necessidade de paralisar suas atividades, por mais de 90 (noventa) dias – exceto atividades minerárias –, deverão comunicar a paralisação temporária ao órgão ambiental responsável pelo licenciamento ambiental, sob pena de aplicação das sanções administrativas cabíveis.

Importante salientar que a comunicação, por sua vez, deverá ser realizada no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da paralisação, em todos os casos, por meio de requerimento, encaminhado ao órgão ambiental responsável, contendo as seguintes informações básicas:

  1. Data e motivo da paralisação temporária;
  2. Comprovação do cumprimento das condicionantes estabelecidas no licenciamento, quando for o caso;
  3. Projeto de ações necessárias à paralisação e reativação das atividades, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para retomada de suas atividades, o empreendimento temporariamente paralisado, cuja licença de operação esteja vigente, deverá apresentar ao órgão ambiental, mediante aprovação, relatório do cumprimento das ações necessárias à paralisação e à reativação das atividades, previstas anteriormente em projeto.

A paralisação temporária não afasta a obrigatoriedade de observância do prazo mínimo de 120 (cento e vinte) dias para formalização do processo administrativo destinado à renovação da Licença de Operação (LO), o que se processará mediante a comprovação de desempenho ambiental satisfatório durante o período licenciado e de pleno cumprimento do projeto de ações necessárias à paralisação e reativação das atividades.

Para mais informações sobre o tema ou demais questões de Direito Ambiental, consulte a equipe especializada do escritório Manucci Advogados.

Equipe do Departamento de Direito Ambiental do Manucci Advogados

Manucci Advogados

Compartilhe esse post

Posts relacionados

Últimas notícias
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.